top of page

sobre NÓS

​Nós somos uma associação acadêmica que busca investigar problemas relacionados à temática dos refugiados, bem como promover ações destinadas a essas populações.

A atuação da LADIR visa fomentar e enriquecer a formação acadêmica dos discentes mediante cursos, oficinas e eventos. Além disso, busca oferecer assistência jurídica aos refugiados, aos solicitantes de refúgio e aos apátridas, bem como aos demais imigrantes que se encontrem em situação de exclusão social e de direitos, na busca pela proteção e pela efetivação dos seus Direitos Humanos.

sobre NÓS

PRINCÍPIOS

​Nós acreditamos nos seguintes valores:

Defesa dos Direitos Humanos

Acolhida humanitária

Integração social.

NOSSA MISSÃO

Promover uma acolhida humanitária, integração dos contingentes populacionais estrangeiros em situação de vulnerabilidade ou sofrimento e a salvaguarda de seus Direitos Humanos.

pesquisa

científica

O grupo de pesquisa empenha-se em estudar e disseminar os resultados do conhecimento produzido. Nela são analisadas e discutidas formas que viabilizem a transformação da sociedade.

palestras

Promovemos palestras, mediadas pelo Professor Doutor César Augusto, as quais contam com a participação de mestres e doutores especialistas em fronteiras e direitos humanos. Elas criam um ambiente dinâmico de aprendizado e é uma ótima forma de ampliar o conhecimento e também tirar dúvidas acerca do tema a ser debatido.

ensino

Acreditamos que a educação é o principal alicerce para a formação de um indivíduo, por isso vamos às escolas, a fim de abordar a temática dos refugiados e migrantes para crianças e adolescentes.

assistência
jurídica

A atuação da LADIR visa fomentar e enriquecer a formação acadêmica dos discentes, além disso busca oferecer assistência jurídica aos refugiados, aos solicitantes de refúgio e aos apátridas, bem como aos demais imigrantes que se encontrem em situação de exclusão social e de direitos, na busca pela proteção e pela efetivação dos seus Direitos Humanos.

A UFMS FAZ PARTE DA CÁTEDRA SÉRGIO VEIRA DE MELLO

No dia 25 de dezembro de 2020, a UFMS tornou-se parte da Catédra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), por meio do acordo de cooperação. Assim, busca-se com essa parceria: difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, promover a capacitação de professores e estudantes dentro desta temática e definir projetos comunitários voltados para os refugiados.

Segundo o professor Cesar, além dos projetos que já estão em andamento, essa parceria apresenta-se como um incentivo a novas pesquisas sobre direito internacional e refugiados no mestrado. “Também devemos, por meio do Núcleo de Prática Jurídica, com a parceria da Ladir, oferecer assessoria jurídica e política a migrantes e refugiados, de forma articulada com o Comitê Estadual para Migrantes, Apátridas e Refugiados de Mato Grosso do Sul (Cerma-MS)”,

Para saber mais sobre o trabalho do ACNUR e sobre a Cátedra Sérvio Vieira de Mello, clique aqui

@LADIR.UFMS

ESTATUTO DO REGUGIADO

O Estatuto dos Refugiados prevê no artigo 6.A.II que refugiado é a "pessoa que, como resultado de acontecimentos ocorridos antes de 1º de janeiro de 1951, e devido a fundados temores de ser perseguido por motivos de raça, religião e nacionalidade ou opinião política, se encontre fora do país de sua nacionalidade e não possa ou, em razão de tais temores ou razões que não sejam de mera conveniência pessoal, não queira receber a proteção desse país, ou que, por carecer de nacionalidade e estar fora do país onde antes possuía sua residência habitual não possa ou, por causa de tais temores ou de razões que não sejam de mera conveniência pessoal, não queira regressar a ele."

PATROCINIADORES E APOIADORES
Damásio.jpg
download (1).png
logo.jpg
FADIR.jpeg
CSVM-sérgio-vieria.jpg

© 2020 por acadêmicos e integrantes da Liga Acadêmica de Direito Internacional dos Refugiados.

Endereço: 

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | Av. Costa e Silva, s/nº | Bairro Universitário | 79070-900 | Campo Grande - MS

bottom of page